Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de maio de 2010

FOI IDENTIFICADO O GENE DO FUNGO RESPONSÁVEL PELO "GOSTO A MÔFO" NO VINHO

A cortiça é o material tradicional utilizado para vedar as garrafas de vinho. A cortiça está sujeita a contaminação microbiológica antes da extracção do sobreiro e mesmo durante o processo de extracção. Esta contaminação pode dar origem a aromas desagradáveis tais como bolor ou humidade. Estes aromas a fungos/mofo surgem a partir do cloroanisol. O principal fungo responsável é o Trichoderma longibrachiatum.
Um estudo completo feito pelo Instituto da Vinha e do Vinho de Ponferrada, Espanha, identificou o gene responsável por estes gostos a mofo no vinho. Juan José Rubio Coque, do Instituto da Vinha e do Vinho, explicou que “é a primeira vez que a caracterização do gene que codifica a enzima responsável pelo tricloroanisol foi experimentada.”
As perspectivas futuras incluem “fazer o isolamento de estirpes de fungos que não têm este gene e que podem crescer na cortiça, para inoculá-las artificialmente durante a produção de cortiça e, desta forma, prevenir o desenvolvimento e proliferação de outras estirpes de Trichoderma longibrachiatum ”.

Este estudo foi publicado na última revista de Fungal Genetics and Biology

Sem comentários:

Enviar um comentário