Irá decorrer de 11 a 14 de Maio no CNEMA em Santarém, aquele que é denominado o maior concurso nacional de vinhos Português. Irão ser avaliados mais de 700 vinhos portugueses por 250 personalidades portuguesas do sector vitivinícola.
Neste concurso irão se distribuir prémios prestigio, medalhas de ouro e de prata, aos melhores vinhos de Portugal. Na edição deste ano do Concurso, a organização decidiu que a atribuição das medalhas de prata e ouro será entregue a partir dos 80 pontos e que será necessário alcançar 94 pontos do júri para obter o prémio prestígio, não ultrapassando os vencedores um máximo de 25% da totalidade dos vinhos em prova. Este ano vai ainda ser atribuído um prémio ao melhor vinho em concurso, que se denominará prémio IVV (Instituto da Vinha e do Vinho).Em 2009, foram premiados 104 vinhos de todas as Denominações de Origem, tendo sido a categoria Prestigio atribuída a 7 vinhos, Ouro a 19, e Prata a 78.
O Concurso conta com 20 prestigiantes presidentes de júri nas mesas de prova são eles, Nuno Cancela de Abreu, Sandra Tavares da Silva, Anselmo Mendes, João Melícias, David Baverstock, Jaime Quendera, Óscar Gato, António Ventura, Manuel Vieira, Osvaldo Amado, Raul Riba D’Ave, António Luís Cerdeira, José Manuel Sousa Soares, Bento do Amaral, Vasco Penha Garcia, José António Fonseca, Cristiano van Zeller, Dirk Niepoort, Luís Pato, Manuel Lobo de Vasconcellos e Américo Pereira.
Os concursos de vinhos são uma mais valia para os produtores premiados, atribuindo-lhes prestigio e reconhecimento. Um vinho com medalha será um vinho comprovadamente de qualidade facilitando assim a sua rotação no mercado quer nacional quer internacional.
Este concurso em particular tem demonstrado ao longo das ultimas edições a capacidade de eleger vinhos de grande qualidade, numa panóplia de vinhos nacionais em que aqueles que se conseguem sobressair são de facto os melhores vinhos.
Eu irei participar neste concurso como provador pela segunda vez consecutiva, e tenho a certeza que irei encontrar na prova vinhos que demonstram o que de melhor se faz em Portugal, irão concerteza sair bastantes prémios, porque cada vez mais os vinhos portugueses demonstram qualidades extraordinárias, são elixires com complexidades aromáticas e paliativas bastante acentuadas.
Irei concerteza no Blog falar dos resultados deste concurso bem como proporcionar um "feed back" das provas dos vinhos que efectuar.
Sem comentários:
Enviar um comentário