Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de maio de 2010

FOI IDENTIFICADO O GENE DO FUNGO RESPONSÁVEL PELO "GOSTO A MÔFO" NO VINHO

A cortiça é o material tradicional utilizado para vedar as garrafas de vinho. A cortiça está sujeita a contaminação microbiológica antes da extracção do sobreiro e mesmo durante o processo de extracção. Esta contaminação pode dar origem a aromas desagradáveis tais como bolor ou humidade. Estes aromas a fungos/mofo surgem a partir do cloroanisol. O principal fungo responsável é o Trichoderma longibrachiatum.
Um estudo completo feito pelo Instituto da Vinha e do Vinho de Ponferrada, Espanha, identificou o gene responsável por estes gostos a mofo no vinho. Juan José Rubio Coque, do Instituto da Vinha e do Vinho, explicou que “é a primeira vez que a caracterização do gene que codifica a enzima responsável pelo tricloroanisol foi experimentada.”
As perspectivas futuras incluem “fazer o isolamento de estirpes de fungos que não têm este gene e que podem crescer na cortiça, para inoculá-las artificialmente durante a produção de cortiça e, desta forma, prevenir o desenvolvimento e proliferação de outras estirpes de Trichoderma longibrachiatum ”.

Este estudo foi publicado na última revista de Fungal Genetics and Biology

domingo, 16 de maio de 2010

CNVE 2010 - Resumo do Evento


Desloquei-me ao CNEMA em Santarém onde fui convidado a ser júri de prova no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados de 2010, estive presente nos dois últimos dias do concurso, nos dias 13 e 14 de Maio.
Notei uma regressão a nível organizativo em relação ao ano de 2009, o sistema informático não funcionou durante todo o concurso, tendo as classificações dos vinhos sendo efectuadas segundo o método reconhecido pela OIV em papel. Notei também que faltaram bastantes júris de mesa o que implicou a organização a tapar os buracos nas mesas com provadores que tiveram que esperar de pé para ocupar os lugares, algo que na minha opinião poderia ter sido previsto e evitado.
Tirando estas lacunas organizativas que acontecem, mas que devem servir para o processo de aprendizagem para que se possa evoluir e credibilizar o concurso.

No dia 13 as provas decorreram muito bem, com vinhos de qualidade com as medalhas de prata a sucederem-se e algumas medalhas de ouro atribuídas. Mais uma vez uma nota ao facto de os vinhos tintos, não se apresentarem na temperatura correcta, tendo muitos deles chegado à mesa bastante frios o que terá prejudicado a prova a muitos deles.
No ultimo dia foi a eleição dos que serão os melhores vinhos em concurso, é o dia da atribuição dos prémios prestigio, só se provam os vinhos que receberam medalhas de ouro nas provas anteriores. Nesta edição a atribuição da medalha de prata será atribuída a partir dos 80 pontos e serão necessários 94 pontos para alcançar o prémio Prestígio, o mais alto galardão do concurso.
O resultado final do concurso, só será divulgado no jantar de entrega de prémios no dia 10 de Junho.

No seu todo tive oportunidade de degustar grandes vinhos para todos os gostos, demonstrando a grande qualidade dos vinhos que se fazem em Portugal. Em termos de qualidade dos vinhos a crise não chegou ao sector vitivinicola. Os vinhos que provei demonstram que a imagem de Portugal está salva guardada, com vinhos que poderão ombrear com os vinhos que melhor se fazem no Novo e Velho mundo. Os vinhos Portugueses são a imagem de Portugal e a revelação de uma nação com caracteristicas únicas que são evidentes nos vinhos que provei.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CNVE - Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010


Irá decorrer de 11 a 14 de Maio no CNEMA em Santarém, aquele que é denominado o maior concurso nacional de vinhos Português. Irão ser avaliados mais de 700 vinhos portugueses por 250 personalidades portuguesas do sector vitivinícola.

Neste concurso irão se distribuir prémios prestigio, medalhas de ouro e de prata, aos melhores vinhos de Portugal. Na edição deste ano do Concurso, a organização decidiu que a atribuição das medalhas de prata e ouro será entregue a partir dos 80 pontos e que será necessário alcançar 94 pontos do júri para obter o prémio prestígio, não ultrapassando os vencedores um máximo de 25% da totalidade dos vinhos em prova. Este ano vai ainda ser atribuído um prémio ao melhor vinho em concurso, que se denominará prémio IVV (Instituto da Vinha e do Vinho).Em 2009, foram premiados 104 vinhos de todas as Denominações de Origem, tendo sido a categoria Prestigio atribuída a 7 vinhos, Ouro a 19, e Prata a 78.

O Concurso conta com 20 prestigiantes presidentes de júri nas mesas de prova são eles, Nuno Cancela de Abreu, Sandra Tavares da Silva, Anselmo Mendes, João Melícias, David Baverstock, Jaime Quendera, Óscar Gato, António Ventura, Manuel Vieira, Osvaldo Amado, Raul Riba D’Ave, António Luís Cerdeira, José Manuel Sousa Soares, Bento do Amaral, Vasco Penha Garcia, José António Fonseca, Cristiano van Zeller, Dirk Niepoort, Luís Pato, Manuel Lobo de Vasconcellos e Américo Pereira.

Os concursos de vinhos são uma mais valia para os produtores premiados, atribuindo-lhes prestigio e reconhecimento. Um vinho com medalha será um vinho comprovadamente de qualidade facilitando assim a sua rotação no mercado quer nacional quer internacional.

Este concurso em particular tem demonstrado ao longo das ultimas edições a capacidade de eleger vinhos de grande qualidade, numa panóplia de vinhos nacionais em que aqueles que se conseguem sobressair são de facto os melhores vinhos.

Eu irei participar neste concurso como provador pela segunda vez consecutiva, e tenho a certeza que irei encontrar na prova vinhos que demonstram o que de melhor se faz em Portugal, irão concerteza sair bastantes prémios, porque cada vez mais os vinhos portugueses demonstram qualidades extraordinárias, são elixires com complexidades aromáticas e paliativas bastante acentuadas.

Irei concerteza no Blog falar dos resultados deste concurso bem como proporcionar um "feed back" das provas dos vinhos que efectuar.

terça-feira, 4 de maio de 2010

EXPOVINIS BRASIL 2010

A Expovinis 2010 está na sua 14ª edição e ocorreu na cidade de São Paulo, na Expo Center Norte, durante o período de 27 a 29 de Abril. É a maior feira da América Latina, com números que rondarão as 17000 visitas, presenciaram a feira expositores nas diversas áreas do vinho, desde Produção, Importação e Exportação, Distribuição, Marketing e Publicidade, Jornalistas e formadores de opinião, Empresas fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios ou prestadores de serviço relacionados com o vinho.
Com cerca de 250 expositores, muitos vinhos do Velho Mundo (França, Itália, Espanha e Portugal) e alguns do Novo Mundo (África do Sul, Nova Zelândia, Chile e Argentina) e uma presença forte da IBRAVIN, com vários produtores do Brasil, pela primeira vez, as três principais regiões produtoras de vinhos do País, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Vale do São Francisco (que congrega os estados da Bahia e de Pernambuco), estiveram reunidas num só local. O consumo de vinho Brasileiro cresceu em 2009 cerca de 4%, estando a ganhar face ao vinho importado. Consegui visualizar e degustar vinhos da Grécia e Bolívia também.O Stand dos Vinhos do Alentejo organizou também uma serie de Eventos com os produtores que se associaram à CVRA na Expovinis.
Portugal representado com 6 stands. Da marca Vinhos de Portugal: CVRA, AEP e ViniPortugal com 2 stands; e Fenadegas com 2 stands.A Expovinis é uma feira importante num mercado cada vez mais diferenciado e competitivo. No Brasil já se encontra o que de melhor se faz no Velho e Novo Mundo. Os Vinhos Portugueses são de facto muito apreciados, especialmente Douro e Alentejo, sendo diversas marcas de vinho portuguesas as eleitas entre muitos dos visitantes Brasileiros. O investimento na feira por parte dos produtores portugueses denota isso mesmo. Entre algumas pessoas que se divertiam e outras que trabalhavam a feira foi bastante interessante revelando um futuro deveras promissor para o mercado vinícola, no Brasil.
A Touriga Nacional já é por estas bandas uma casta de eleição sendo procurada pelos visitantes em todos os produtores presentes na feira. O desconhecimento leva a curiosidade de conhecer mais vinhos e mais variedades de uva.
Em São Paulo, sambou-se na Expovinis, ao som do gorgolejar das degustações dos diversos vinhos de excelente qualidade, presentes nos diversos stands dos produtores presentes de todo o mundo.