Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Evento em New York


No dia 29 de Outubro, ocorreu em New York, mais um evento de divulgação dos vinhos da Adega Cooperativa de Borba, passou-se em Manhatan na 12th litle west street, num restaurante e bar chamado "STK". Numa zona onde a moda e a cultura se interligam, e numa zona em que a diversão nocturna suplanta todas as expectativas, o evento foi um sucesso.

Mais uma vez a comida escolhida interligou-se na perfeição com os vinhos, em que estes demonstram uma capacidade marcada de combinação com uma panóplia de sabores reforçando as suas próprias caracteristicas organolépticas. O Chefe Todd fez uma apresentação dos pratos e como pensou em elabora-los por forma a combinarem na perfeição com os vinhos em prova.


Numa organização muito bem conseguida a satisfação era visível nos diversos membros influentes da imprensa de New York presentes neste evento.
Os convidados deste evento provaram 5 dos melhores vinhos da Adega Coop. Borba:
  • Adegaborba.pt Rosé 2008, provado na recepção calorosa junto à lareira num ambiente de descontracção e dialogo.

  • Adega Coop. Borba Reserva DOC "Rót. Cortiça" 2005, que demonstra a imagem da Adega, marcando por ser um vinho tipicamente Alentejano, com um "blend" de Aragonez, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet, marcou a diferença por ter fruta e ser extremamente macio no palato, causando a sensação de equilíbrio fenólico e de acidez na boca.

  • Adegaborba.pt Reserva 2005, bastante apreciado aqui na América, composto por Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, demonstrou capacidade de longevidade, bastante estrutura, taninos maduros, alguma madeira sem no entanto ser excessiva, notas de baunilha, especiarias e pimentos vermelhos.

  • ACB Garrafeira 2002, um dos vinhos mais apreciados nesta noite, um vinho das planícies alentejanas, de solos xistosos, feito com uvas provenientes de vinhas velhas, estagiou em toneis de madeira exótica e barricas de carvalho americano durante 18 meses ficando em repouso 18 meses nas caves da adega. O vinho causa um primor de sensações na boca, vinho de alguma complexidade, muita fruta madura especialmente amoras pretas, ameixas e mirtilos, notas de chocolate branco e algum café, bem equilibrado, a madeira passa despercebida, no entanto notas de baunilha e tabaco são também encontradas. Um vinho com grande potencial.
  • ACB Cinquentenario 2003, num ano de vacas magras, aqui esta um vinho de excelentes caracteristicas, para ser apreciado numa altura especial, foi o vinho que mais causou curiosidade neste evento, sendo o mais referenciado como preferido nesta noite. Fugindo ao tradicional é um vinho loteado com as melhores uvas desse ano dos melhores viticultores, foi alvo de criteriosa e rigorosa selecção, com 12 meses de barrica de carvalho francês e americano e ainda 24 meses de estágio em garrafa, apresenta as castas Cabernet Sauvignon, Syrah e Alicante Bouschet, que se combinam de uma forma perfeita neste vinho de qualidade Super Premium. Provoca sensações na boca de muita fruta, ligeira adstringência demonstrando muita estrutura, acidez marcada e taninos redondos, é um vinho que quer envelhecer e é um vinho que pede para ser decantado, especiarias, licor de ginja, pimentos verdes, algum floral que se dissipa rapidamente. Notas de baunilha, tabaco, chocolate negro, café, um final de boca persistente e nasal

Os media presentes ficaram maravilhados com a organização, com a atenção que lhes foi merecida e muito em particular com os vinhos, que demonstraram uma qualidade e caracteristicas únicas como só grandes vinhos Alentejanos lhes podem proporcionar.

Uma noite perfeita, em que tudo parecia destinado ao sucesso, os vinhos foram estrelas numa noite de lua nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário