Tenho nesta última semana estado nos EUA em trabalho. Tenho aproveitado esta estadia para conhecer a cultura vitivinícola dos americanos. Os americanos, quando vão ao restaurante, gostam de demonstrar que sabem de vinhos, nunca pedem o vinho pela marca, viram-se para o empregado e dizem, dê-me por favor um cabernet, ou um chardonnay, ou um tempranillo, ou um sirah, etc...
Tenho consciência que terá que haver uma união dos produtores de vinho em Portugal e uma operação de marketing muito forte para que os Americanos conheçam as castas portuguesas e os vinhos nacionais. Ao longo destes últimos dias tenho verificado que quando se ultrapassa a barreira dos chardonnays e dos cabernets, eles ficam surpreendidos com as tourigas, os aragonezes, as trincadeiras, os arintos, os antão vaz, etc...
São curiosos e tem sede por conhecer os vinhos nacionais, é só uma questão de tempo e algum dinheiro para que eles possam conhecer e começar a pedir um bom vinho originário de Portugal.
Existem Enotecas, e muitos restaurantes que servem vinho a copo. O acto de beber vinho faz parte da maneira de viver dos americanos.
É um mercado extremamente aliciante, pois tem um potencial astronómico. Pena o Dólar estar a descer como tem descido que infelizmente não incentiva a importação na América. Os vinhos portugueses na América são baratos e acessíveis a qualquer consumidor, são mais baratos que os próprios vinhos americanos, o que pode não ser um factor positivo, pois preços baixos podem ser associados a baixa qualidade pelos americanos, mas nada que não se resolva com ajuda dos media americanos e eventos de wine tasting na América.
Sem comentários:
Enviar um comentário