O Ganimede é um novo sistema de auto-vinificação, que permite maior autonomia e maior poupança de energia.
Pode ser cheio por cima ou pela válvula no fundo da cuba. Á medida que o nível do mosto sobe o espaço por baixo do diafragma permanece totalmente vazio. O ar neste espaço não sai porque o By-pass está fechado, e assim evita que o mosto preencha este espaço.
O ar no espaço por baixo do diafragma é rapidamente substituído pelo Dióxido de Carbono produzido pelo processo fermentativo.
Quando este espaço fica saturado com dióxido de carbono, o gás em excesso e sob pressão, é libertado para a superfície através do pescoço do diafragma. Estas bolhas agitam as massas constantemente, mantendo as películas molhadas e dispersas. Estas acções mistas causam o afundamento das grainhas para o fundo do fermentador.
Quando se abre a válvula do by-pass o volume de gás preso por baixo do diafragma é libertado para a câmara superior. Isto causa a inundação da câmara pelo mosto o que leva a uma homogenização extremamente eficaz. Este processo é agressivo o suficiente para partir completamente a crosta superior das massas. Uma vez que não é uma acção mecânica violenta, diminui o potencial de formação de grandes quantidades de borras.
Após a abertura da válvula do by-pass e a libertação do gás preso por baixo do diafragma, o nível do fermentador baixa drasticamente, causando uma inundação do espaço por baixo do diafragma. As massas que estão impregnadas no mosto, estão espalhadas pela superfície superior do diafragma. Em consequência o liquido desliza suavemente pelos espaços entre os bagos. O que evita a utilização de bombas mecânicas, como numa "delestage" tradicional. Grandes quantidades de grainhas podem ser retiradas apenas abrindo a válvula de escoamento inferior.
Quando o by-pass se fecha o dióxido de carbono começa-se a acumular outra vez por baixo do diafragma, produzido pela fermentação alcoólica. O nível das massas começa a aumentar outra vez, puxando as massas para cima resultando numa maior quantidade de liquido a ser libertado pelas massas, promovendo uma maior extracção.
Á medida que os gases da fermentação começam a preencher o espaço por baixo do diafragma, o nível começa a subir pelo pescoço do diafragma. Quando este espaço fica cheio de gás a válvula do by-pass pode ser aberta outra vez e todo o processo ser repetido a qualquer hora que pode ser pré-seleccionada.
Sem comentários:
Enviar um comentário